Você sabe como se comunicar da forma certa?
Em um mundo agitado, com tanta correria, em que precisamos lidar com as nossas questões pessoais e profissionais, é normal acontecer algum deslize com a nossa comunicação, concorda? Só que uma palavra dita na hora errada ou de forma grosseira, pode acabar nos afastando do outro.
Aposto que você já ouviu a frase “eu nasci assim e terão que me engolir!”. Mas, será que na prática devemos ser tão radicais? É fato que cada pessoa tem sua personalidade e essência e devemos respeitá-las, mas acredito que determinados comportamentos prejudiciais podem ser trabalhados para evitar desgastes energéticos, brigas e até separações.
É importante ter bom senso ao dialogar para não criar uma atmosfera tensa em torno de nós mesmas. Afinal, falar tudo que se pensa nem sempre é sinônimo de sinceridade. Muitas vezes, é falta de educação. Então, fique atenta para a sua forma de se comunicar, pois a comunicação é a base de tudo!
Como saber se a sua comunicação é assertiva? Existem vários fatores que sinalizam que você está no caminho certo. Quer saber? Quando você consegue expressar seus sentimentos e opiniões de forma honesta (consigo e com o outro), considerando a opinião e sentimento da outra pessoa, é um ótimo sinal. Afinal, colocar-se no lugar do outro é um passo que pode parecer pequeno, mas que é importantíssimo para compreender o mundo do outro, com todos seus desafios e dificuldades.
Este tipo de diálogo cria pontes e fortalece os relacionamentos. E se você se identificou com esta forma de dialogar, é bem provável que a sua comunicação seja saudável e assertiva.
E quais são os sinais de uma comunicação agressiva? Ignorar o que o outro pensa, diz ou sente, são características de uma comunicação agressiva. E quase sempre esta forma de se comunicar é marcada por um tom de voz hostil, cheia de descaso com o outro.
Na comunicação agressiva não existe empatia, só intolerância, indiferença e conclusões precipitadas. E este tipo de diálogo não provoca nenhuma conexão.
E aí, com qual tipo de comunicação você se identificou? Assertiva ou agressiva? A proposta de bem-estar de hoje é que você reflita sobre a sua forma de se comunicar. Mas, seja qual for a sua resposta, não se julgue. Lembre-se de que tudo é energia e que só o autoconhecimento é capaz de criar uma conexão com a nossa essência, propiciando discernimento e diálogos mais positivos. E só a comunicação assertiva é capaz de fazer com que tratemos o outro exatamente da forma que gostaríamos de ser tratadas: com amor, respeito muita empatia.
– por Hélen de Souzah
Helen é Terapeuta Holística, Maestra em Reiki, Terapia Xamânica (limpeza energética profunda) e Massoterapeuta. Especializada em tratamentos energéticos para ajudar mulheres em seu processo de autoconhecimento. Conheça mais sobre a autora desse texto: Instagram: @helendesouzah