EnglishItalianPortugueseSpanish

Você é ousada e corajosa ?

É fundamental entendermos nossas escolhas

Já parou para pensar em tudo que você tem vontade de fazer e ainda não teve coragem? Todos os sonhos que você tem e que nunca tirou do papel? O medo do julgamento ou o medo de dar errado pode nos atrapalhar em muitos momentos. Todo mundo já passou pela situação de ter seus planos questionados e não é nada confortável quando alguém duvida de nossas habilidades ou não acredita em nossos objetivos. Essas situações criam em nós algumas crenças de que não é possível chegar lá, ou de que somos insuficientes para realizar tudo aquilo que idealizamos. Essa é a hora de encarar o mundo com ousadia.

Porém, uma mulher ousada pode ser taxada de várias coisas… Atrevida, insolente, desrespeitosa e inconsequente podem ser um dos adjetivos utilizados para descrever uma mulher que rompe com os padrões sociais e não se encaixa nos rótulos de mulher passiva. Uma mulher que tem posicionamentos assertivos e que sabe o que quer também pode ser vista como chocante, grosseira ou rotulada como quem está “querendo aparecer”. A verdade é que a nossa sociedade precisa aprender a admirar mulheres corajosas, criativas, inovadoras e que fazem seu próprio destino.

A ousadia não consiste necessariamente em se vestir ou se comportar de uma determinada forma, mas sim, assumir o controle de nossa vida e nosso destino. Ter coragem para arriscar é uma atitude que poucas pessoas têm, seja por medo de dar errado, seja por medo do julgamento das outras pessoas.

  • Saiba o que você quer
  • Entender quem você é e para onde deseja ir é o primeiro passo. Não se deixar influenciar pelas tendências do momento e pelas opiniões dos outros é muito importante. Precisamos levar em conta que cada pessoa é diferente, tem seu próprio sonho, suas próprias habilidades e seu próprio lugar no mundo. Não adianta querer se encaixar em um estilo de vida que não combina com você simplesmente porque está dando certo para os outros. Descobrir nossa própria verdade é essencial para que possamos descobrir a nossa própria voz.

    As pessoas ao nosso redor podem até tentar sugerir ou impor suas vontades e seus desejos para nossa vida, ninguém está livre do famoso “pitaco”. Mas uma mulher decidida não se deixa levar por essas interferências alheias. Críticas construtivas e conselhos sinceros podem até ser bem vindos e merecem ser ouvidos, mas a palavra final deve sempre ser sua. Você pode acatar os direcionamentos dos outros, mas será sempre a responsável pelas escolhas que faz.

    Por isso é fundamental que você sempre se escute e entenda o que é melhor para você. Quer fazer aquele curso? Quer trocar de carreira? Quer mudar o cabelo? Quer comprar aquele casaco chiquérrimo? Faça. Entenda seus sonhos, suas necessidades, suas prioridades e vá atrás do que quer.

  • Se joga
  • Depois de saber o que quer, é a hora de agir! É muito bom quando temos o apoio de quem amamos para nossos projetos, mas nem sempre isso será possível. De qualquer forma, não desista. Reveja seus recursos para concretizar aquilo que deseja, busque ajuda de quem pode estar disposto a te auxiliar e invista em uma consultoria especializada, se for possível. Traçar planos e concretizá-los nem sempre é fácil, pois o caminho apresentará alguns obstáculos.

    “Dar a cara a tapa” é correr o risco, ou seja, ter a consciência de que alguns desafios se apresentarão uma hora ou outra. Ser uma mulher ousada não significa não ter medo ou não se sentir desanimada às vezes, mas sim, uma mulher que não desiste do que quer. Defender sua postura, sua forma de ver o mundo, seus sonhos e suas convicções tem um preço e a mulher ousada está disposta a pagá-lo.

    Seja escolher uma nova cor para o cabelo, seja abrir um novo negócio, o mundo precisa de mulheres ousadas, corajosas e decididas. Nem todos entenderão nossos caminhos e nossas paixões, mas não é necessário explicar para todos. Ousadia tem a ver com fazer acontecer, sair da zona de conforto e inspirar outras mulheres. O que acha de se tornar uma mulher inspiradora?

    – por Layane Almeida

    Layane é mineira, professora e escritora independente. Apaixonada por aprender e ensinar, conheceu cedo o encanto das letras e dos livros. Nas horas vagas, gosta de divagar sobre a vida, sobre o universo e tudo mais. Conheça mais sobre a autora desse texto no Instagram: @layanealmeidaaa

    Share on facebook
    Share on google
    Share on twitter
    Share on linkedin