Assuma as rédeas da sua carruagem
Tente lembrar… em algum momento da vida (ou em muitos), você já se sentiu completamente e exaustivamente perdida? Temos fases, em que percebemos que estamos tão sem o controle, que somos incapazes de tomar uma simples decisão. “Meu marido ama ir ao cinema, mas ainda me sinto desconfortável por causa da pandemia, mas ok eu vou.”
Ou talvez chegar ao ponto de nem lembrar o filme que gosta, de tão acostumada à assistir o que as crianças querem. Às vezes esquecemos tanto de nós mesmas que chegamos ao ponto de esquecer os nossos próprios gostos, preferências e prazeres.
Vivemos o que dá, sempre no piloto automático. Achei curioso, pois quando pensei nisso, me imaginei andando em uma carruagem em que o cocheiro escolhia os caminhos por mim, entrava em pântanos ou em florestas amedrontadoras, enquanto eu poderia simplesmente escolher um caminho de flores.
Engraçada a analogia que fiz, mas foi exatamente isso que passou em minha mente: as rédeas de um cavalo em uma carruagem e nessa imaginação me senti incomodada em não ser eu a estar com o controle.
E você? Já se sentiu assim? Guiada pelas decisões tomadas por outras pessoas? Que tal retomar as rédeas da sua vida? Comece por pequenas atitudes, escolhendo o lugar para passar o final de semana, escolhendo seu filme, retomando hobbies abandonados, cortando o cabelo como você gosta… o caminho ensolarado está logo ali. Permita-se.
– por Daniela do Carmo
Daniela é gaúcha de Santa Maria, formada em Pedagogia, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Gestora em uma Escola Municipal de Educação Infantil. Apaixonada por pessoas e gatos, adora ler e conversar sobre relacionamentos, estética, maquiagem, comportamento humano e felino. Conheça mais sobre a autora desse texto no Instagram: @danidocarmoaa