EnglishItalianPortugueseSpanish

Tendências fast e slow

Qual a diferença entre fast e slow ?

No texto anterior, citei as duas formas de negócios que estão cada vez mais visíveis atualmente.Principalmente no ramo alimentício. O fast e o Slow.

Fast tradução= rápido
slow tradução= devagar

Enquanto o movimento Fast preza pela produção em massa e rapidez, o movimento Slow atua de mais forma lenta, com peças de vida útil mais longa. As diferenças desses dois movimentos estão presentes desde o processo de produção, até a forma como os produtos são concebidos.

A pandemia trouxe com ela a reflexão sobre a importância da qualidade de tempo e gratidão pelos momentos prazerosos. E ao mesmo tempo para alguns trouxe a urgência de viver e não perder tempo. Isso é muito louco de se pensar. Mas existem atualmente diferentes gostos, atitudes e até diferentes formas de ver o tempo.

Como por exemplo, vou citar uma cafeteria linda que fui no RJ, a Cafeteria Fika cafés. Ao entrar você se depara com a placa Slow Food. E um pequeno cartaz explicando que ali era um lugar de calma e de que sua comida seria preparada com dedicação e cuidado. O lugar era extremamente aconchegante com música ambiente, decoração rústica, atendentes tranquilos e fazendo tudo com calma.

Muito diferente de por exemplo o Mcdonalds que é um famoso estilo fast de serviço. Entendeu a diferença?

Não que nos fast food onde tudo é rápido e entregue com rapidez não sejam boas, mas são serviços diferentes para pessoas e momentos diferentes.

Assim como acontece com a comida, existem os serviços de outras áreas como o slow-fashion e o fast-fashion onde o primeiro apresenta características de produção em massa e rapidez e o segundo um estilo consciente e reciclável.

Te convido a pensar na proposta do seu negócio, e verificar em que perfil se encaixa. Trabalhar conceitos e características atraem os clientes desejados e específicos. E assim se forma um público, uma cartela de clientes e um nome.

E você? E sua empresa? Fazem o estilo slow ou fast?

– por Janaína Rodrigues

Janaina Rodrigues é empreendedora, estrategista digital para negócios físicos, apaixonada por vendas, criadora do método 3ES para mulheres que alia estratégia, empreendedorismo e empoderamento. Conheça mais sobre a autora desse texto no Instagram:@janainacrodrigues

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin