EnglishItalianPortugueseSpanish

Sobre Liberdade

O que faz você se sentir livre?

Penso que é quase impossível definir o que é liberdade em termos comuns.

Acredito que ela tenha a ver com uma experiência íntima e profunda de cada ser dentro de seu espectro de vida e das possibilidades nela contidas.

Mas eu gostaria de te convidar a pensar:

O que te faz sentir livre?

Quando se sentiu assim pela última vez?

Empoderar-se é ser livre, ser livre é empoderador! Você pega nas mãos seu melhor lado e suas potências todas. Se permite desejar, realizar e sustentar isso. Ninguém te segura quando você se apropria desse seu verso!

E o que é liberdade para mim é diferente do que é liberdade para você. Mas vou compartilhar minha visão, para juntas construirmos esse caminho.

Pelas minhas lentes, liberdade é se permitir, mesmo com medo. Poder ir além, inclusive daquilo que paralisa. Ser livre é lançar no imprevisível e crer que é possível sair vivo e renovado dessa experiência.

Pensar nisso sempre me lembra Dercy Gonçalves. Ela foi uma mulher muito a frente de seu tempo. Atriz, cantora e humorista, brilhava justamente por sua alegria, irreverência e personalidade marcante. Certa vez, quando perguntada se ela teria raiva de seu ex-marido pelos sofrimentos vividos no casamento, simplesmente respondeu:

“Sabe, nada disso me abala, nada disso me ofende. Tudo é vida e eu estou aqui para viver.”

Para mim, ser livre é lembrar que independentemente da qualidade das experiências (se boas ou ruins), tudo é vida e o sol sempre nasce pela manhã.

Desejo que você se sinta livre com você mesma sempre que possível e que sua liberdade te traga leveza para ser feliz, independente dos dias.

– por Júlia Rodrigues dos Santos

Júlia é psicóloga, pós-graduanda em psicanálise clinica e especialista em história da Arte. É fã de praias, museus, cafeterias, artes e cultura. Adora viajar, conhecer pessoas. Conheça mais sobre o perfil da autora desse texto no Instagram: @j.udrs

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin