É importante mantermos esses cuidados com a nossa pele
A pele negra produz maior quantidade de glândulas sudoríparas e por isso tende ser mais oleosa. A recomendação é realizar uma rotina de limpeza para evitar entupimento dos poros e a formação de acnes.
Usar sabonete líquido e adstringente – para lavar o rosto na água fria. A água micelar também é uma boa alternativa para manter o rosto limpo. O produto ajuda a limpar, hidratar e demaquila também.
É sempre importante realizar esfoliação para retirar as células mortas e reduzir marcas e imperfeições.
Após a limpeza, você pode borrifar um pouco de água termal no rosto para hidratar.
A vitamina C ajuda combater os radicais livres que diminuem o colágeno. O ácido esfolia, suaviza e muda a textura da pele deixando mais lisa – é como se tirasse a pele antiga –, e com esse grau de sensibilidade, é importante proteger com protetor solar em seguida, para não provocar irritação e queimadura.
E produtos que contém ácido hialurônico, ácido retinóico e retinol também auxiliam a combater o envelhecimento, promovendo elasticidade; escolha produtos contém niacinamida – ajuda a clarear manchas.
É importante usar protetor solar anti‐acne – de preferência com cor, que ajuda a prevenir acnes e oleosidade. O protetor deve ser usado todos os dias, mesmo nos dias nublados e em ambientes fechados. E mesmo exposto a luzes artificiais como smartphones e computadores deve ser aplicado.
O protetor com função anti-acne ajuda evitar inflamações, entupimento dos poros (causado pelo excesso de sebo), irritação, flacidez; previne o surgimento de manchas como melasmas e o câncer de pele.
Aplicar o produto a cada três horas.
É sempre importante consultar um dermatologista.
Espero que tenham gostado dessas dicas e sugestões.
– por Monique Souza
Monique é artesã, apaixonada por artes visuais e moda. Adora acompanhar revistar importantes de moda e está sempre de olho no que rola no mundo fashion. Ela acredita no poder que a moda tem em nos trazer autoestima e representação de personalidade. Conheça mais sobre a autora desse texto: Instagram: @moniqueglasgow1