EnglishItalianPortugueseSpanish

Síndrome do vitimismo, você conhece?

Assuma seu poder pessoal e mude o rumo da sua vida

Sabe aquela pessoa que acha que não tem sorte na vida, que acredita que tudo de ruim acontece somente com ela e que vive reclamando que a família e os amigos nunca apoia ou a valoriza o suficiente? Você certamente conhece alguém assim, não é mesmo? Então, essa pessoa sofre da síndrome do vitimismo.

E sabe o que é mais curioso? Ele não é causado por fatos externos, a única pessoa que tem o poder de nos colocar no lugar da vítima somos nós mesmo!

Isso mesmo, amiga! E isso acontece quando terceirizamos a responsabilidade da nossa vida para os outros. Desta forma ficamos sem força, sem energia e não conseguimos caminhar com segurança. Por isso, se você se encontra presa emocionalmente em alguma situação, reflita e perceba qual é sua parte nesta história.

Mas como perceber isso? Mergulhando no autoconhecimento, só a prática poderá ampliar a sua visão de mundo, te ajudar a se autorresponsabilizar pelas suas escolhas e decisões, tomar posse do seu poder pessoal e parar de esperar um salvador para resolver os seus problemas.

Quer experimentar esse mergulho fazendo algumas perguntas? Responda com sinceridade: o que posso fazer diferente do que fiz até agora? Que parcela de responsabilidade tenho nessa situação que estou vivendo? Estou disposta a acreditar que tenho um papel ativo em tudo que me acontece e que nem tudo é falta de sorte ou culpa dos outros?

E se você precisar de apoio para sair do papel de vítima, peça ajuda. O vitimismo é cansativo e gasta todas as nossas energias. E quando mais tempo você ficar neste papel, mas difícil será de sair. Por isso, não tenha orgulho em pedir ajuda. O importante é não renunciar aos seus desejos e necessidades e se valorizar, sem ficar esperando fatos externos mudar o rumo da sua vida e sem buscar culpados.

Lembre-se de que somos 100% responsáveis por tudo que nos acontece, pois atraímos pessoas e situações de acordo com a nossa frequência energética. Ou seja, se estamos enfraquecidas energeticamente, é normal atrair negatividade. Então, se em algum momento sentir que sua energia caiu, permita-se ficar mal, mas por pouco tempo. Depois, sacode a poeira e siga em frente, pois se você ficar muito tempo paralisada neste lugar, fatalmente se colocará no lugar de vítima. Então, fique esperta e seja feliz. Você nasceu para brilhar e disfrutar de todas as preciosidades que o universo possa lhe oferecer!

– por Hélen de Souzah

Helen é Terapeuta Holística, Maestra em Reiki, Terapia Xamânica (limpeza energética profunda) e Massoterapeuta. Especializada em tratamentos energéticos para ajudar mulheres em seu processo de autoconhecimento. Conheça mais sobre a autora desse texto: Instagram: @helendesouzah

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin