EnglishItalianPortugueseSpanish

Qual é o seu perfil de empreendedora?

Empreendedora visual, auditiva, cinestésica ou um pouco de cada

Empreender no dicionário tem a seguinte definição abaixo.
Empreender: decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa); tentar.
“uma travessia arriscada” pôr em execução; realizar.

Mas bem que poderia ser: “Empreender é saber organizar as paradas.”
Porque é isso que fazemos o tempo todo. Organizamos os processos e organizamos a vida dos clientes que desejam nossos produtos e ainda nossos funcionários.

Empreendedora visual é um tipo de organização que só uma empreendedora raiz conhece. A organização visual é a organização do bloquinho, do papel rascunhado, da caneta etc.

Eu tenho três empreendimentos e em todos a minha maneira de organizar as ações passa pelo rascunho, desenho etc. Parece um assunto banal e estranho em plena era tecnológica, de planilhas e organizações digitais, mas é fato que cada uma de nós tem um jeito de ser. E o mais importante é acharmos nosso rumo no trabalho que escolhemos ter.

Você precisa estar confortável com a forma que escolheu se organizar. A baguncinha vista por uns pode ser seu método de organização e esta tudo bem.

As empreendedoras visuais como eu precisarão dos inúmeros rascunhos, bloquinhos, lousas, canetinhas e tudo que possa desenhar e criar visualmente. Trazendo do campo das ideias para um papel ( Melhor se for reciclável ok?)

Já as empreendedoras auditivas precisarão ouvir muitas vezes e falar em voz alta seus planos, suas ideias. Sabe aquela chefe que ama uma reunião? Se você se identifica é porque dessa forma seu alinhamento se torna mais eficaz.

Há ainda as cinestésicas. Aquelas que precisam arrastar móveis, tocar nos tecidos escolhidos da nova coleção, trabalhar com maquetes e materiais concretos para organizar seus próximos passos.

Com certeza você se encaixa em algum perfil citado ou é uma misturinha de cada um. Te entendo! Somos a soma de nossas experiências e da forma que escolhemos nos organizar e agir no mundo.

Te convido a se autoconhecer e a estudar sobre essas características.

Quando você conhece tudo flui e fica mais fácil achar um caminho que te deixe confortável.

– por Janaína Rodrigues

Janaina Rodrigues é empreendedora, estrategista digital para negócios físicos, apaixonada por vendas, criadora do método 3ES para mulheres que alia estratégia, empreendedorismo e empoderamento. Conheça mais sobre a autora desse texto no Instagram:@janainacrodrigues

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin