EnglishItalianPortugueseSpanish

Para as amantes da leitura

Hoje é o dia Nacional do Livro

O Dia Nacional do Livro é uma data comemorada no dia 29/10 e que merece ser celebrada, tendo em vista a importância da leitura na formação do indivíduo.

A data foi criada em 1810 em comemoração à fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, no Rio de Janeiro.

Conforme alguns especialistas, as pessoas leem por três motivos: por prazer, para estudar e para se informar.

Naturalmente, o hábito e o gosto pela leitura vão desenvolvendo-se ao longo da vida. Há quem goste tanto de ler que escolhe como profissão, se tornar, por exemplo: escritores, revisores, redatores, entre tantas outras opções. Para outros, ler é considerado um passatempo, uma forma de relaxar e descontrair.

Existem vários tipos de livros: didáticos, infantis, biografias, autoajuda, receitas, poesia, romances… Sempre vai ter algum livro cujo tema seja interessante para nós em determinado momento.

Mesmo em tempos de internet, há pessoas que não abrem mão de ler livros impressos. Gostam de tocá-los, de guardá-los, de ter sua coleção. Inclusive, existem aquelas que gostam de sentir o cheiro dos livros.

A leitura proporciona experiências próprias e pessoais, o que a torna única, cotidiana e incapaz de se repetir. Este é o seu grande encanto. Através dela entendemos o mundo que nos cerca, nos transformamos e, ao nos transformar, abrimos nossas mentes para o desconhecido, passando assim a construir um mundo melhor para cada um de nós.

Ler permite resgatarmos nossas lembranças mais profundas e especiais, que fazem parte da nossa cultura. A leitura não se constitui em um ato solitário, nem em atividades individuais, o leitor é sempre parte de um grupo social e certamente carregará para esse grupo elementos de sua leitura, do mesmo modo que a leitura trará vivências vindas do social, de sua experiência prévia e individual do mundo e da vida.

Ao ler um texto ou um livro, interagimos, pois o autor cria textos e o leitor lê o texto e dele se apropria, passando assim a exercer uma mediação entre sujeitos, tendo a influência de estabelecer relações entre os leitores. O leitor passa a entender melhor o seu universo, rompendo barreiras, deixando a passividade de lado, encarando melhor a face da realidade.

O ato da leitura é muito mais do que simplesmente ler um artigo de revista, um livro, um jornal. Ler se tornou uma necessidade. É participar ativamente de uma sociedade, desenvolver a capacidade verbal, descobrir o universo através das palavras, além do fato que ao final de cada leitura ampliamos nossos conhecimentos, nossas experiências…

Através de um livro, podemos mergulhar em aventuras, nos emocionar, rir e gargalhar além de conseguirmos viajar para qualquer lugar. É fonte de inspiração, sabedoria e conhecimento. Leia sempre! Leia mais!

“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.”

– por Raquel Vasconcelos

Raquel é Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e Gestão Educacional, além disso, mestranda em Ciências e Matemática. Conheça mais sobre a autora desse texto: Instagram: @raka.rmsv

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin