Dicas pedagógicas para os pais e a criançada.
Sabemos que a recomendação é ficar em casa para que consigamos reverter o cenário da pandemia do Covid-19 no Brasil. Durante esse período é preciso reorganizarmos a rotina com as crianças em casa e isso demanda muita criatividade e planejamento para que consigamos mantê-las envolvidas.
Tenho uma filha com TEA ( Transtorno do Espectro Autista ) e sabemos que a maioria das crianças com o espectro, precisam de uma rotina muito bem organizada para manterem seu foco e demonstrarem mais segurança no que vai acontecer. No início, quando as escolas fecharam, foi um pouco difícil, pois quando chegava no horário de ir para escola, minha filha pegava a mochila e queria sair, chorava muito por não entender o motivo pelo qual não poderia ir, então eu colocava ela no carro ia até a frente da escola e mostrava que estava fechada, fiz isso durante uns 5 dias, mas não consecutivos, para não estabelecer como rotina, aos poucos tivemos que ir colocando atividades para ela naquele horário.
Assim como para as crianças com TEA, é indicado que todas as crianças e nós adultos tenhamos uma rotina preestabelecida. Isso facilita a organização domiciliar e mantém o convívio socioemocional harmonioso durante o dia.
É muito importante que as crianças possam participar das tarefas domiciliares, e assumirem pequenas responsabilidades, como organizar seu quarto e brinquedos, ajudar a colocar a mesa para as refeições e depois a desfazer, os maiores podem lavar a louça e preparar seu próprio lanche. Não deixem as crianças caírem somente no combo: TV + CELULAR.
Os pais precisam deixar claro, que esse período não é férias e por isso algumas regrinhas devem ser mantidas e executadas, como os horários para acordar e ir dormir, horário para realizarem as refeições e as lições de escola. A maioria das escolas aderiram ao ensino remoto, então é necessário cumprir todos os requisitos que são guiados pelos Professores.
Se você tem filhos, sobrinhos, afilhados separei algumas ideias legais para garantir uma boa convivência e interagirem em família:
Mas, queridas leitoras, lembrem-se da produtividade compassiva, que não precisamos ser 100% produtivas e mesmo assim estará tudo bem. O importante é termos um ambiente harmonioso e emocionalmente saudável para que cada uma das dicas sejam prazerosa de realizarmos com a criançada.
-por Raquel Vasconcelos
Raquel é Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e Gestão Educacional, além disso, mestranda em Ciências e Matemática. Conheça mais sobre a autora desse texto: Instagram: @raka.rmsv