EnglishItalianPortugueseSpanish

O que é RESPONSABILIDADE AFETIVA?

Tão falada nas redes sociais, a tal da responsabilidade afetiva

“Responsabilidade Afetiva: Se responsabilizar pelo sentimento e pela expectativa que você cria em outra pessoa. É saber se colocar no lugar do próximo, entender o que ele espera de você, e só retribuir, porque é o que você também quer.”

Difícil não é saber o que Responsabilidade Afetiva significa, porque essa, é uma das inúmeras descrições que você encontra no Google. O difícil mesmo, são pessoas de bom coração e com boa fé, para colocar isso em prática. E, segundo FATOS da vida (risos), parece que isso fica bem mais complicado quando se trata de seres humanos da “espécie” masculina (que obviamente precisa ser estudada com mais ênfase, porquê… sério. Enfim).

Claro que não são todos os homens e que também temos mulheres que falham nesse ponto. Mas aqui no site, como falamos em modo GERAL, preciso abordar de forma mais generalizada. E como homens amam se dar bem, principalmente em cima das mulheres (podiam aproveitar e começar a fazer isso quando a gente ta transando né, mas nem isso)…. eu acredito que eles não vão se incomodar em ganhar mais um “troféu” da gente: O vacilando na vida! (muitos risos)

Muitos homens, ainda fazem, algumas mulheres acreditarem que não se deve cobrar por Responsabilidade Afetiva porque a relação que eles têm, é pura diversão, não é nada sério. Mas “peeeraaaaa lá”. Quando desrespeita, engana, mente e fere o outro, não tem nada de divertido na situação.

Responsabilidade Afetiva não quer dizer COMPROMISSO, namoro, casamento, relacionamento assumido, sério. Responsabilidade Afetiva não quer dizer status de relacionamento e muito menos, sobre quais sentimentos existem entre os envolvidos, ou não! Porque não é preciso ter qualquer sentimento amoroso pelo outro, para que você não seja um CUZÃO como pessoa, como um ser que, deveria estar evoluindo. Meu “querido”, Responsabilidade Afetiva fala sobre o indivíduo e não sobre o “casal”.

Mulheres, fiquem atentas, porque eles tentam nos fazer acreditar que, não deveríamos nos importar e cobrar sobre isso, a não ser que, exista algo “sério”. Mas essa é a forma que eles encontraram para se anularem dessa RESPONSABILIDADE (como o próprio nome já diz, caso alguém ainda não tenha entendido). Não é vergonha alguma cobrar isso, aliás é OBRIGAÇÃO nossa, com a gente mesmo, EXIGIR esse RESPEITO! Porque não é por gostar de alguém, mas sim, por AMAR VOCÊ!

Quando permitimos que alguém não respeite nossos, possíveis, sentimentos, através do que eles dizem, com o que fazem e com o que “plantam na nossa mente”, nós nos ferimos, nos acumulamos de um vazio que não é nosso e carregamos uma negatividade que não merecemos. Todo mundo tem seus traumas, suas inseguranças e dúvidas, mas não é por isso, que vamos despejar tudo em cima do outro. Logo, não permita que o outro, despeje a falta de cuidado e respeito dele, em você.

Primeiro, porque quem faz isso, não gosta. Não gosta de você, não só como companheira, mas não gosta como amiga, como ficante, como “rolo”, como nada. Infelizmente, pessoas que agem assim, não tem sentimentos nem por elas, imagine por você. Porque se tivessem algum sentimento, e bom, por eles, se envergonhariam de suas atitudes e aprenderiam com elas.

Quem não tem Responsabilidade Afetiva, logo não tem: amor próprio, amadurecimento, confiança; sofre de falta de atitude, falta de caráter, falta de personalidade, falta de empatia, falta de humildade, etc. Tantas faltas, quê até eles mesmos se perdem nos argumentos, e por isso, focam na falta de compromisso para que você se sinta, a tal “Louca e Chata que pesa na dele”. Aliás, a justificativa dele passa a ser que, é por isso também, que ele não se “solta” e “foge” de você (Risos Eternos). Porque, além de todas essas faltas já ditas, temos a falta de CORAGEM deles para assumir os próprios erros. É mais fácil, mesmo, fazer você se sentir “culpada”!

NÃO CAIA NESSA! Não novamente (porque todo mundo já caiu uma vez). O importante é você, à partir de agora, conseguir identificar esse comportamento, se impôr e mudar. Por mais que você se culpe por, mais uma vez, ter escolhido alguém que não preste, LEMBRE-SE MESMO ASSIM: VOCÊ NÃO MERECE PASSAR POR ISSO!

E mesmo se o seu corpo, “bandido”, insistir em ter recaídas…amiga, o que não falta por aí, é “pica”. Se tem algo que homem tá sempre disponível, é pra transar. Opções, não vão te faltar. Agora, se for o coraçãozinho teimoso querendo esse vacilão de novo, aí é porque rolou sentimento. Mas, se fosse recíproco, você não tava nesse sofrimento.

PELO AMOR DE DEUS! NINGUÉM SE CURA INSISTINDO NO QUE JÁ ADOECEU!!!!

— por Laís Galhardi.

Laís é brasileira, jornalista, solteira e mora há mais de 10 anos na Europa. Super sincera e empoderada, gosta de deixar a alma se expressar. Conheça mais sobre a autora desse texto: Instagram @dojeitodelaah

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin