EnglishItalianPortugueseSpanish

Não oprima. Liberte-se

Sim, ainda sentimos que o mundo oprime os nossos sentimentos!

Se você faz isso por você, porque a fênix que habita ai te permite se refazer em minutos, parabéns! Agora se você, como muitas mulheres, infelizmente, faz isso por omissão de sentimentos, esse texto é pra você… Na verdade, pra nós!

O que nos cala? A vergonha de parecer fraca, o medo de ser “zuada” ou ainda aquele antigo comportamento machista enraizado de que “Mulher não tem que falar nada”? Seja qual for o motivo, estão todos errados.

Deixando um pouco de lado os fatores da saúde física e da dificuldade econômica, que sem dúvidas nos afetam muito nessa época de coronavírus e isolamento social, eu quero alertar sobre outra crise.

Ficamos em casa para nos protegermos de um vírus, mas nessa, colocamos em risco o nosso equilíbrio mental e emocional.

Quantas mulheres que já se calavam antes, agora então, estão se anulando mais. Como é que faz para encarar tantos conflitos internos, refletir e até chorar em paz? Às vezes, mal podemos ficar sozinhas pra isso. Talvez você tenha um filho chorando, o seu marido reclamando ou o crush falando que tudo isso é exagero. E ainda tem a sociedade já doente, nos cobrando.

É como se sempre precisássemos justificar a nossa existência sendo produtivas para os outros, porque pra si, não é o bastante. Passaram-se anos, gerações, e ainda nos colocam no papel de “servidoras”.

Mulheres, nós não precisamos mais disso. Aliás, nunca precisamos. Mas entendo que durante muito tempo, nos fizeram crer que sim. Mas, a vida tá mudando e essa é a nossa “chance”.

“Cresça independente do que aconteça”. Mesmo que a sociedade esqueça de novo de nos libertar. Não vamos mais nos privar de sentir, nos expressar e lutar pelo nosso lugar. Seja na rua ou em casa, não importa.

Se ta difícil pra eles, pra gente também tá. E tudo bem não aguentar às vezes. Você não precisa se sentir inútil porque nunca aprendeu a cozinhar, não fez dieta durante a quarentena ou não começou a malhar, mesmo tendo baixado um app de exercício para fazer em casa, e muito menos, por não se maquiar diariamente como as blogueiras do Instagram!

Esse tempo é pra gente aproveitar e se emponderar. Se auto conhecer e auto afirmar o suficiente, pra nunca mais deixar sociedade alguma nos manipular. Relaxa! No fim disso tudo ainda vão te parabenizar pelo ensinamento que você vai deixar e pelas tantas bocas estúpidas que você, só com atitudes, vai calar!

Meus amores, lugar e função de mulher é onde, como e o quê, ela quiser!

— por Laís Galhardi.

Laís é brasileira, jornalista, solteira e mora há mais de 10 anos na Europa. Super sincera e empoderada, gosta de deixar a alma se expressar. Conheça mais sobre a autora desse texto: Instagram @dodjeitodelaah

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin