EnglishItalianPortugueseSpanish

Ninguém solta a mão de ninguém

Mulheres juntas e unidas

Toda mulher já foi colocada em uma situação de rivalidade com uma outra mulher. Rotuladas como falsas, invejosas, fofoqueiras ou interesseiras, vivemos em uma sociedade em que as mulheres são incentivadas a competirem entre si e colocadas como inimigas umas das outras. Esse é um problema estrutural, o que significa que está enraizado na nossa organização social e molda as nossas relações.

Seja no ambiente de trabalho ou no âmbito relacional, somos condicionadas a enxergar outras mulheres como ameaças, como se o lugar de visibilidade fosse apenas para algumas e não para todas. De forma involuntária, criamos uma barreira contra outras mulheres ou desenvolvemos laços baseados em desconfiança e competitividade, perdendo uma grande chance de encontrarmos aliadas e amigas umas nas outras.

Enalteça outras mulheres

Sentir-se ameaçada ou identificar uma inimizade inexplicável por uma mulher pode ser um sinal de uma admiração encoberta que não sabemos como expressar. Muitas vezes confundimos essa admiração com desafeto para não admitir que a outra mulher também pode ser bonita, capaz, inteligente e simpática, assim como nós. Existe o medo de que ela assuma nosso posto ou se mostre superior a nós. Porém, uma verdade que não nos ensinam é que admirar e elogiar outras mulheres não diminui em nada nossas próprias qualidades.

A verdade é que perceber o brilho em outra mulher não apaga o nosso próprio brilho. Admitir essa admiração é um passo para nos unirmos e nos fortalecermos. Também podemos nos inspirar umas nas outras, levando em conta que todas nós temos coisas para aprender e melhorar, mas também para ensinar e incentivar.

É importante cultivar o hábito de expressar admiração pelas mulheres à nossa volta, sejam elas da nossa família, do nosso trabalho, nossas amigas ou simplesmente uma mulher que nos inspira. Enaltecer outras mulheres é um passo para aniquilar as crenças que nos ensinaram durante toda a vida de que mulheres não conseguem estabelecer vínculos reais e sinceros umas com as outras. Mulheres unidas são fortes e determinadas.

Levante outras mulheres

Sororidade é um conceito importantíssimo quando pensamos na união e no respeito entre nós. É importante não apenas admirar as mulheres que já estão lá em cima, mas também ser base para as que ainda estão descobrindo seu potencial, desenvolvendo seu amor próprio e se fortalecendo. Conhecemos mulheres que estão em conflito na vida profissional ou estão em um relacionamento ruim. Algumas passaram por situações traumáticas difíceis de superar. Outras possuem dificuldades financeiras ou não sabem como fazer para realizarem um sonho.

Todas nós passamos por essas fases e sabemos o quanto é importante ter um ombro amigo, uma mão estendida. Melhor ainda vindo de uma amiga, uma mulher que entende nossas dificuldades e se coloca ali do nosso lado, disposta a ajudar. Enxergar essas mulheres, perceber suas dificuldades e tomar atitudes para ajudá-las desencadeia um ciclo de solidariedade, empatia e companheirismo, e é lutar por uma causa maior do que nós.

Romper com a rivalidade feminina é, antes de tudo, assumir uma atitude revolucionária. Deixar de reproduzir falas do senso comum sobre outras mulheres é entender que a competição não fortalece nenhuma de nós, apenas alimenta um sistema tóxico e machista. Desenvolver uma rede de apoio, confiança e compreensão entre mulheres é parte de um processo de libertação e empoderamento.

_ por Layane

Layane é mineira, professora e escritora independente. Apaixonada por aprender e ensinar, conheceu cedo o encanto das letras e dos livros. Nas horas vagas, gosta de divagar sobre a vida, sobre o universo e tudo mais. Conheça mais sobre a autora desse texto no Instagram: @layanealmeidaaa

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin