EnglishItalianPortugueseSpanish

Não siga padrões

Tenha autoestima, ame-se e seja feliz

Eu vou contar uma história minha que pode parecer com algum momento que você já passou na vida.  Então esse texto poderá te ajudar. Eu sempre fui bem preocupada com a minha aparência e muitas pessoas ao me olharem e me julgarem acreditam que eu tenho assim uma super autoestima! Engano delas … por muitos anos eu tive tanta insegurança com a minha aparência e meu corpo que já fiz  coisas horríveis comigo mesma.

Fiz dietas malucas, já fiquei dias comendo mal, para perder peso rápido, eu já fiz cirurgias plásticas em busca de uma perfeição que nunca veio … e sempre em busca dessa perfeição.  Estava sempre triste e frustrada.
Tenho uma prima na família que sempre esteve muito acima do peso, ela me chamava a atenção por que ela se aceitava de uma maneira tão real, ela se sentia tão bem naquele corpo que pra mim era tão fora do meu padrão imaginário, que ela chegava a me deixar irritada de estar na presença dela , e tinha ainda algo que mais me deixava, incomodada ela é casada e o marido dela , ama ela numa intensidade que é latente, ele elogia ela, para ele é a mulher mais linda do mundo! E óbvio que eu me comparava, e lembrava dos meus relacionamentos.

Em todos eles, onde eu engordei alguns quilos , foi muito diferente disso, todos fizeram questão de falar e notar meu aumento de peso , eu virei piada e eu tinha aquela sensação que voltava. Era o mesmo sentimento que eu tinha quando sempre que me olhava no espelho e via defeitos.

Eu sou baixinha e tenho curvas, nunca irei ser alta e nem magrela , mas era com as meninas altas e magrelas da revista que eu me comparava , e usava o salto mais alto e a roupa que disfarçada as minhas curvas para tentar me enganar … e tudo só piorava , por que eu pensava , será que quem está ao meu lado me ama por ser eu ou ama a minha imagem ? Essa dúvida estava sempre comigo.<

Foi quando aprendi que não dá para separar corpo e mente. São duas coisas indissociáveis.

Certa vez um homem me disse coisas que me fizeram pensar. Eu estava na academia e sem maquiagem e ele falou: “Gostei da sua maquiagem hoje.” Eu olhei com estranhamento pois sabia que eu estava sem maquiagem nenhuma. Então ele continuou: “O seu sorriso que ilumina seu rosto e a beleza aparece, sim é a felicidade que vem de dentro que transborda e sim aos olhos de quem for você estará bela.”

Tudo isso quer dizer que se cuidar e estar saudável para você é um ato de amor próprio e que padrões impostos pela sociedade são fantasias que vez ou outra não vai te servir. E está tudo bem.

Se aceitar e se amar tem mais a ver com a pessoa que você e do que a sua imagem refletida no espelho , tratar bem o seu corpo cuidar para ele te dar energia, e te levar a qualquer lugar que vc queria isso é a verdadeira autoestima, é só você que vai se dar todo esse valor. Nada é sobre o outro é tudo sobre você. Se sentir bem com a sua própria vida faz você não deixar mais nenhum padrão e nenhuma pessoa te definir.

– por Carla Leardin

Carla é paulista, apaixonada por hipismo, determinada e persistente. Formada em design, amante da escrita, adora viajar, fazer novos amigos e usa doses diárias de auto melhoramento. Conheça mais sobre a autora desse texto no Instagram:@carlaleardin

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin