EnglishItalianPortugueseSpanish

Mulher, Negra e filha de imigrantes

Kamala Harris entra para a história ao ser eleita Vice – Presidente dos EUA.

A Senadora Kamala Harris se torna a 1ª mulher eleita vice-presidente dos EUA. Harris nasceu em 20 de outubro de 1964 em Oakland, Califórnia.

Filha de pais imigrantes (uma mãe indiana e um pai jamaicano), Harris foi criada majoritariamente pela mãe. Os pais se divorciaram quando ela tinha sete anos e, quando tinha 12 anos, Harris se mudou com a mãe e a irmã mais nova, Maya, para Montreal, no Canadá.

“Havia uma garotinha na Califórnia que fazia parte da segunda classe a integrar a escola pública e ela era levada de ônibus para a escola todos os dias”, disse ela, referindo-se ao transporte de crianças para bairros de escolas brancas. “E aquela garotinha era eu”, acrescentou.

Em sua autobiografia Harris escreveu: “Minha mãe entendia muito bem que estava criando duas filhas negras, ela estava determinada a garantir que nos tornássemos mulheres negras confiantes e orgulhosas.”

Harris formou-se pela Universidade Howard em Washington, um ícone da cultura negra nos Estados Unidos. Esse foi o início de uma brilhante carreira como procuradora, que a levou a ser eleita duas vezes procuradora do condado de São Francisco e depois, em 2010, procuradora-geral da Califórnia.

Aos 56 anos, a dinâmica senadora democrata da Califórnia permitiu que Joe Biden, de 77 anos, ganhasse o apoio de um eleitorado diversificado que buscava ser melhor representado no topo do poder. Tanto que alguns disseram que não votaram em Biden, mas sim nela, uma advogada de pai jamaicano e mãe indiana.

Harris chegou às urnas com a força de ter sido a primeira mulher negra a ser eleita procuradora-geral na Califórnia e como a primeira mulher de ascendência sul-asiática no Senado. Agora, vencendo a vice-presidência, um cargo que a coloca como primeira opção para ocupar a presidência caso algo aconteça com Joe Biden – Harris quebra a maior barreira de sua carreira.

Harris também estaria em posição privilegiada para ganhar a indicação à presidência em 2024. Tendo em vista que Biden, de 77 anos, deve cumprir apenas um mandato.

São poucas as mulheres que tentaram concorrer ao cargo de presidente ou vice-presidente dos Estados Unidos. Mas, Harris mostrou sua força. Em outubro, sua ‘garra” foi colocada à prova. Enfática e firme, ela debateu com o vice de Donald Trump, Mike Pence. Descreveu a resposta do governo Trump à pandemia como “o maior fracasso de qualquer administração presidencial”.

Harris exala carisma e pode ir rapidamente de seu sorriso caloroso para o jeito inquisitivo de procuradora pelo qual ficou conhecida.

Mulheres do mundo todo prestaram suas homenagens a vice Presidente eleita. Além disso, mulheres negras foram a linha de frente em todo o processo eleitoral.

Nos sentimos orgulhosas e verdadeiramente representadas. O espaço que as mulheres vêm alcançando é resultado de uma luta incansável e estaremos cada vez mais fazendo parte de lideranças importantes, principalmente por nós mulheres negras.

Parabéns Harris, estamos com você!

– por Raquel Vasconcelos

Raquel é Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e Gestão Educacional, além disso, mestranda em Ciências e Matemática. Conheça mais sobre a autora desse texto: Instagram: @raka.rmsv

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin