EnglishItalianPortugueseSpanish

Melanina: Foi assim que o mundo se coloriu

Por que nossa pele é diferente?

Alguns dias atrás, estava lendo sobre os cuidados com a pele negra, especialmente no período do verão, onde ela se torna mais oleosa. Curiosamente descobri que não é somente a melanina que difere uma pele para outra. As peles mais escuras produzem um número maior de glândulas sudoríparas e sebáceas. Assim, elas tendem a ser oleosas e com os poros dilatados, propensas à acne.

Comecei a praticar alguns cuidados que deram muito certo. Mesmo a pele negra tendo mais proteção UVA e UVB é necessário o uso do protetor solar diariamente, usar de preferência produtos que não possuam óleo em sua constituição e lavar o rosto pela manhã e pela noite. Por outro lado, a pele negra é mais resistente aos efeitos do tempo, uma vez que as rugas demoram a aparecer.

E foi assim que o mundo se coloriu: em Terras quentes, quem tinha mais melanina estava preparado e protegido para sobreviver ao calor, como na África, e em Terras mais frias e de pouco sol as pessoas com menos melanina estavam aptas para sobreviver, como as civilizações europeias. Tudo alinhado a Teoria de seleção natural desenvolvida por Charlies Darwin.

Com o passar dos tempos as civilizações migraram, miscigenaram, se adaptaram em qualquer “habitat” resultando em um mundo lindo e colorido de belezas e diversidades.

– por Raquel Vasconcelos

Raquel é Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e Gestão Educacional, além disso, mestranda em Ciências e Matemática. Conheça mais sobre a autora desse texto: Instagram @raka.rmsv

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin