EnglishItalianPortugueseSpanish

Medo de empreender ?

Dicas que podem te ajudar a enfrentar o medo de empreender

Muitas mulheres são desencorajadas todos os dias por seus medos, crenças e obstáculos.

E no empreendedorismo isso não é diferente. Todas nós sabemos que tornar-se empreendedora é um desafio enorme. Demanda extrema força de vontade, olhar estratégico,ações rápidas e frequente estudo de mercado.

A insegurança bate ao saber que você será o carro chefe de um negócio, que todo o gerenciamento e ações partirão primeiramente das suas intenções e escolhas. Sim. Estou no meu quarto empreendimento e ainda sinto medo. Preciso lhe dizer que você sempre terá medo. De uma forma ou de outra.

Acredite, essa insegurança que o medo de fracassar traz, não é de todo ruim. Ela faz você caminhar com certa segurança, medindo e avaliando cada passo. A única coisa que não pode acontecer é desistir ou travar. Avalie sempre o que sente física e interiormente e peça ajuda se necessário.

Seguem algumas sugestões para você sentir-se segura na hora de ingressar no seu negócio próprio:

1- Antes de qualquer ação, estude o mercado escolhido. As possibilidades, as necessidades, o crescimento do nicho escolhido.
2- Defina a abrangência da sua atuação. Irá se especializar dentro do seu nicho? Será amplamente explorado. Exemplo: Você escolheu o nicho moda, mas resolveu focar e se especializar em moda praia.
3- Analise os futuros concorrentes, como se comportam, seus preços e redes sociais.
4-Defina local. Loja física? Somente virtual? Os dois? Essa decisão influi em muita coisa.
5- Organize uma lista de documentações, capital inicial e gastos entre outras características importantes. Anote tudo!
6- Tenha metas registradas. É por elas que você irá trabalhar.
7- Planeje cada passo.
8- Faça terapia, todos precisamos ainda mais sendo empreendedora. O Ritmo é frenético, acredite.

Se inicialmente você seguir esses passos, eu te garanto que o medo passa a não travar mais sua vontade de empreender. Acredite no seu potencial, empodere-se, conte conosco e vá a luta! A vida é muito curta para ficar esperando demais. Lembra do seu caderno da escola? Quanto tempo você guardava os adesivos esperando a melhor oportunidade? Não cometa o mesmo erro com sua vida. Bora empreender.

Obs: Ressalto a importância de um especialista (psicólogo, médico) para lhe ajudar a lidar com seus medos internos. Tudo que te paralisa não é saudável.

– por Janaína Rodrigues

Janaina Rodrigues é empreendedora, estrategista digital para negócios físicos, apaixonada por vendas, criadora do método 3ES para mulheres que alia estratégia, empreendedorismo e empoderamento. Conheça mais sobre a autora desse texto no Instagram:@janainacrodrigues

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin