EnglishItalianPortugueseSpanish

Insatisfeita com a sua imagem ?

Vamos refletir sobre legitimidade

Como você se sente com o seu corpo? Nesta semana, ao acessar o site Instagram, me deparei com duas informações no mínimo bizarras. A primeira, era uma propaganda de lipoaspiração na axila. A segunda, tratava-se de um vídeo de uma reportagem antiga, na qual falavam sobre uma agência de modelos “feios” e a dona era uma “baixinha”, “gordinha” e era chamada pelo repórter em questão com adjetivos como “feia” e “cara de bolacha”. Vê-se aí uma das raízes da cultura da magreza e da beleza. A moça em questão, tinha o cabelo descolorido, rosto maquiado e nem de longe possuía traços que pudessem colocar seu “desenho” em questão.

Nunca fui contra ao autocuidado, pelo contrário, a mim causa inclusive admiração. O que me surpreende é a falta de limites para essa insatisfação com sua própria imagem no espelho, seu próprio corpo. Há algum tempo tenho me questionado sobre isso, sobre a legitimidade das minhas necessidades de mudança.

Será que eu quero um rosto diferente porque eu estou insatisfeita ou eu quero porque os que eu vejo nos padrões são diferentes do meu e isso me torna insatisfeita? Será que minha “cara de bolacha” é feia porquê é redonda ou é considerada feia porque me disseram que um rosto magro é mais atraente e sensual? Entendem? Não venho aqui discordar da sua vontade ou necessidade de mudanças.

O corpo é seu, as regras são suas. Mas deixo aqui a seguintes perguntas: Essas regras são suas regras? Você está mandando no seu corpo? Lembre-se que a sanidade do seu corpo, começa pela saúde da sua mente.

– por Daniela do Carmo

Daniela é gaúcha de Santa Maria, formada em Pedagogia, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Gestora em uma Escola Municipal de Educação Infantil. Apaixonada por pessoas e gatos, adora ler e conversar sobre relacionamentos, estética, maquiagem, comportamento humano e felino. Conheça mais sobre a autora desse texto no Instagram:@danidocarmoaa

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin