EnglishItalianPortugueseSpanish

Feliz dia para mulheres que desempenham a missão parental sozinhas

Filhos são oportunidades de reconexão com nós mesmas

Ter um filho é uma missão muito preciosa e também é uma grande oportunidade de resgatar dentro de você sua própria essência. Tanto para educar como também para ajudar os filhos no caminho da vida, é importante conhecer antes de tudo a NÓS MESMAS! Somente assim poderemos ajudá-los a ter uma vida melhor.

No Brasil, 5,5 milhões de brasileiros não possuem o nome do pai na certidão de nascimento. E 11,6 milhões de famílias são formadas apenas por mães solo, ou seja, mães que criam seus filhos sozinhas.

Em dez anos, o número de mães solo no Brasil aumentou de 10,5 milhões para 11,6 milhões, de 2005 a 2015. Os dados são do Censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2017,esse número já atingiu 20 milhões de mulheres, segundo Data Popular. Das famílias comandadas por mulheres, 56,9% vivem abaixo da linha da pobreza.

Alguns especialistas reforçam que o abandono paterno, além da sobrecarga de responsabilidade sobre as mães solo, é uma realidade de impacto profundo no desenvolvimento das crianças, o que pode levar a comprometer a saúde mental da sociedade a médio e longo prazo.

Receber a missão de ter um filho é uma grande oportunidade de ter uma conexão profunda com seres que chegam em sua vida e que conferem a você o direito de cuidar deles. A missão é ajudá-los a realizar a sua vocação. Ser pais significa fazer um pacto com seu filho, assumindo a responsabilidade de prepará-lo, guiá-lo e ajudá-lo a viver feliz e realizado na sociedade, mas, acima de tudo, amá-lo e respeitá-lo como indivíduo. Além de cumprir essa missão, você tem obrigação de comprometer-se ativamente para fornecer a ele tudo o que lhe serve para vencer na vida e, principalmente, o amor e a estrutura para que ele possa se realizar.

Você se pergunta: Por que preciso conhecer a mim mesmo? Porque somos as pessoas que eles tomam como modelo e, assim, quando observamos o comportamento deles, vemos a nós mesmos, inclusive os nossos porquês. Tornar-se o uma mentora do seu filho significa, antes, tornar-se a mentora de si, desenvolver uma autoconfiança poderosa para ter filhos felizes e realizados. Lembre-se de que a autoimagem dos filhos é criada a partir das ações de seus pais, e no caso de mães solo, essa referência se torna ainda maior.

Nós mulheres precisamos é desenvolver a mudança de dentro para fora, ou seja, devemos achar uma maneira de fazer com que nossas emoções, pensamentos e ações trabalhem em nosso favor. A partir do momento em que você conseguir o equilíbrio interno, seus resultados como mãe e pai serão automaticamente positivos e consequentemente, seus filhos serão mais felizes!

Nosso abraço e carinho para todas as mulheres guerreiras que por diversos motivos atualmente desempenham a missão ter filhos e criá-los sozinhas!

– por Raquel Vasconcelos

Raquel é gaúcha de Santa Maria, mãe da Laura de 9 anos, casada há 16 anos, psicopedagoga, pós graduada em gestão educacional, mestre em ensino de ciências e matemática, headhunter e mentora. Curte viagens, amigos e não deixa faltar um bom vinho na sua vida. Conheça mais sobre o perfil da autora desses textos no instagram: @raka.rmsv

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin