Valorize tudo que encontrar e veja como você é incrível
Um dia desses estava na sala de professores conversando com alguns colegas sobre a carga de sentido que as palavras carregam. Na nossa conversa o foco era sobre a carga pejorativa que a sociedade deu para algumas palavras ao se referir a afrodescendentes e homossexuais e como essa carga não é desvinculada com o passar dos anos. E que esse seria o momento propício de questionar essas palavras pejorativas e buscar uma consciência mais voltada à valorização dessas pessoas.
Então me peguei refletindo sobre expressões e palavras que utilizamos para nos despreciar. Muitas vezes não olhamos para nós com o olhar lúcido e utilizamos palavras duras e equivocadas sobre nossas atitudes, aparência e valor. E para que?
Procuramos ser boas com o próximo, olhar com carinho para o que os outros fazem e valorizamos suas ações e vitórias. Para se referir aos outros usamos palavras como: “ ela merece”, “que pessoa esforçada”, “olha como é linda”, entre outros elogios que quando é para nós ficamos questionando se merecemos recebê-las.
Está na hora de ressignificar o olhar que você tem sobre você e valorizar suas conquistas, sua personalidade e sua aparência. Chega desse ideal “a grama do vizinho é mais verde”, a comparação não é um bom caminho a seguir. Sei que é meio cliché, mas você não está no caminho do outro para saber quais são os buracos que tem no asfalto dele.
Revisite suas ideias sobre você e olhe com o olhar de bondade, com carinho, valorize tudo que encontrar e verá como você é incrível e que tem possibilidades infinitas no seu caminho.
– por Carolina Dias
Carolina é mulher, negra, professora de línguas da rede municipal de SP, casada, estudiosa e curiosa. Acredita na força interior do autoconhecimento e do autorreconhecimento. Conheça mais sobre o perfil da autora desse texto no Instagram:@kroljuliana