EnglishItalianPortugueseSpanish

Empreendedorismo Social

Você sabe o que é empreendedorismo social?

O empreendedorismo social tem como objetivo atuar promovendo benefícios na sociedade local e global, com foco nos problemas sociais .
Os empreendedores sociais são movidos pelo propósito. Eles sentem-se parte de um todo no contexto social e focam em empreendimentos que estejam alinhados com projetos sociais. Assim como a empreendedora clássica, a empreendedora social é movida pela inquietação da transformação. Mas tem toda uma característica humanitária e de preservação da vida nas suas ações.

As principais áreas de atuação do empreendedorismo social são:

  • diversidade;
  • oportunidades para deficientes;
  • serviços em geral;
  • apoio ao microcrédito;
  • direitos humanos;
  • educação, alfabetização e inclusão digital;
  • moradia de baixo custo;
  • reciclagem, indústrias limpas e energias alternativas;
  • agricultura;
  • uso de água;
  • nutrição comunitária.
  • Ele não deve ser igualado a entidades sem fins lucrativos. O crescimento financeiro nessa modalidade de é fundamental, para alinhar projetos e crescer na assistência social escolhida. O faturamento é investido em ações que possam promover o bem-estar do público.
    Para ser uma empreendedora social você precisa ter algumas características como Ser comprometida e fiel à sua missão, Ser ético, agir com profissionalismo e transparência e ter paixão pelo que faz.

  • Exemplos de empreendedorismo social:
  • Instituto Chapada

    Iniciativa que tem como mentora e principal líder a pedagoga Cybele Oliveira, é uma organização focada em ajudar a melhorar a qualidade da educação pública. A entidade faz isso oferecendo, principalmente, apoio à formação continuada de professores e gestores de escolas. Além disso, auxilia na criação de redes colaborativas voltadas a fortalecer o ensino formal e políticas públicas de educação.

    Anushka Ratnayake

    Anushka, do Senegal, é a fundadora e diretora executiva da myAgro. Uma empresa que cria soluções digitais para pequenos agricultores, permitindo que eles ganhem independência financeira e saiam da pobreza investindo diretamente em suas fazendas. Oferece, a preços acessíveis, uma plataforma de tecnologia móvel que fornece serviços como acesso a fertilizantes, sementes e treinamento técnico.

    GRAACC

    O Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) é um dos negócios sociais mais populares no Brasil.A entidade foi criada em 1991, por meio de uma parceria entre o pediatra Antonio Sérgio Petrilli, o engenheiro Jacinto Guidolin e a voluntária Lea Della Casa Mingione.A equipe desejava melhorar as chances de cura para crianças com câncer e, em 1998, conquistou colaboração técnico-científica junto à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).Dessa forma, o GRAACC se tornou referência no tratamento ao câncer infantil, sendo mantido através da venda de produtos em bazares, loja virtual e doações.

    Você que não pratica o empreendedorismo social, pode no seu negócio gerar ações que impactem positivamente comunidades, vidas e funcionários. Doações de cestas, cursos profissionalizantes para comunidades carentes, geração de emprego e saúde, reciclagem e preservação ambiental. Tenho certeza que ao ler este texto você parou para pensar. Então, como você pode ajudar a melhorar a sua sociedade com seu negócio? Pense nisso!

    – por Janaína Rodrigues

    Janaina Rodrigues é empreendedora, estrategista digital para negócios físicos, apaixonada por vendas, criadora do método 3ES para mulheres que alia estratégia, empreendedorismo e empoderamento. Conheça mais sobre a autora desse texto no Instagram:@janainacrodrigues

    Share on facebook
    Share on google
    Share on twitter
    Share on linkedin