EnglishItalianPortugueseSpanish

Empreendedorismo feminino

De olho nos seus sonhos profissionais

Empreender é um grande desafio, pois para fazer com que um novo negócio comece a tomar forma, o ideal é estar disponível em tempo integral, exercer diversas funções, além de estar sempre em busca do crescimento do negócio. E quando falamos de mulheres empreendedoras, provavelmente estamos falando de uma jornada bem pesada. Pois infelizmente, a distribuição das responsabilidades da casa, ainda não é feita de forma justa, fazendo com que essa mulher exerça na maioria das vezes uma dupla jornada.

Estudos comprovam que as mulheres empreendem, movidas pela necessidade de terem uma outra fonte de renda, ou adquirirem independência financeira. E, muitas vezes, essa procura por independência financeira, está relacionada à tentativa de se libertarem de situações abusivas em seus relacionamentos. O empreendedorismo tende a ser uma ferramenta de empoderamento para superar situações de vulnerabilidade.

Normalmente, a afinidade com o segmento, a habilidade, a rotina e a vivência, “despertam” essa vontade de empreender. Um grande diferencial da mulher empreendedora, é buscar compreender amplamente todas as etapas que envolvem o processo.

E vocês sabiam que mesmo com todas as questões envolvidas, estudos realizados pelo Sebrae mostram que o empreendedorismo feminino está em alta? Além disto, as mulheres empreendedoras são jovens e tem um nível de escolaridade acima dos homens. Entretanto elas continuam ganhando menos que os empreendedores do sexo masculino.

Seguimos vencendo algumas batalhas e fazendo mudanças graduais para as próximas gerações, mas ainda há muita estrada a ser percorrida.

Também não podemos deixar de falar que, o empreendedorismo feminino não é tão incentivado pela sociedade, porque ainda há questionamentos do tipo: “Se a mulher trabalhar, quem irá cuidar da casa e das crianças?”. Triste, mas real! Outra grande dificuldade é conseguir equilibrar vida pessoal e profissional, além do acúmulo de tarefas.

Mas TODOS nós podemos ajudar de alguma forma o empreendedorismo. Então, gostaria de fechar esse textinho informativo, fazendo um pedido bem especial: Que tal começar a incentivar o trabalho daquela mulher batalhadora que você conhece?

Indique o trabalho dela, siga nas redes socias, interaja, comente, curta, elogie; dê sugestões construtivas, divulgue os produtos ou serviços que ela oferece!

SORORIDADE sempre cai bem!

-por Viviane Fragoso

Viviane é administradora, brasileira, casada e mãe de três filhos. Ela representa tantas mulheres que trabalham fora e ainda tem uma rotina agitada em casa, cuidando da família. Conheça mais sobre a autora desse texto: Instagram @vivifragoso

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin