EnglishItalianPortugueseSpanish

Elas merecem nossa proteção

Celebrar o Dia das Crianças e lembrar da nossa missão

Dia das Crianças é uma data comemorativa para celebrar o dia dos pequeninos. A ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança.

Vários países prestam o reconhecimento ao Dia das Crianças. Países como Estados Unidos estabeleceram as homenagens no segundo domingo de junho e o Canadá comemora no dia 20 de novembro. Já no Brasil, comemoramos no dia 12 de outubro, no feriado de Nossa Senhora Aparecida.

Esse dia é mercado de muitas festividades, programas educacionais e culturais. É sempre interessante verificar a programação infantil em sua cidade, como teatros, shows, brincadeiras e feiras voltados para o público infantil.

Mais o que pouco é lembrado, é que mais que uma data, esse período para eles, é uma fase de formação. O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), foi criado para garantir a integridade de crianças e adolescentes no Brasil. São consideradas crianças, pessoas de até 12 anos; e adolescentes entre 12 e 18 anos. De acordo com informações no site do planalto.gov.br

“Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”

Alguém se recorda do filme Matilda? Aquela garotinha prodígio com poderes mágicos que vivia com uma família completamente apática a sua existência? Ela era bode expiatório nessa família e era tratada com certo desprezo pelos pais biológicos. O filme ainda deu uma “adocicada”, porque a situação em um caso real, seria ainda mais grave: os pais não deixariam o seu bode expiatório sob tutela de outra pessoa. Ela teve um final feliz.

Infelizmente isso existe. Há crianças que são privados de amor materno e paterno. Como aquelas que possuem pais narcisistas, ou até mesmo aqueles pais que têm boas intenções, mas esquecem que o melhor presente que podem dar aos seus filhos é tempo e dedicação. Muitos são rejeitados por toda vida e suas necessidades não são vistas. A sociedade deve sim olhar para esse problema real. Nenhuma criança merece viver em meio de abusos psicológicos, agressões físicas e verbais.

Que o dia das crianças seja uma data de reflexão para aqueles que se sentem desprotegidos. A base familiar é importante para construção de um bom desenvolvimento psíquico e intelectual.

Isso é tudo obrigado.

– por Monique Souza

Monique é artesã, apaixonada por artes visuais e moda. Adora acompanhar revistar importantes de moda e está sempre de olho no que rola no mundo fashion. Ela acredita no poder que a moda tem em nos trazer autoestima e representação de personalidade. Conheça mais sobre a autora desse texto: Instagram:@moniqueglasgow1

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin