EnglishItalianPortugueseSpanish

Educação Financeira

Como anda sua educação financeira?

A maioria de nós decide empreender, ou efetivar nossos sonhos e projetos no impulso e na emoção. Nada mal! Adorooo essa coragem que temos! Afinal, o que uma mulher realmente precisa ter para mudar sua realidade é a coragem.

Mas às vezes esquecemos do principal: Sonhar com equilíbrio.

Anteriormente falei em um dos meus textos por aqui sobre a importância do equilíbrio na vida da empreendedora.

Hoje quero focar no financeiro. Não fomos ensinadas de que dinheiro é bom. Busca aí no seu passado as crenças de que:

– Dinheiro corrói o caráter ou ainda que o dinheiro não traz felicidade. Isso nos trouxe uma péssima falta de intimidade com nosso dinheiro.
A gente precisa desmistificar várias falas sobre dinheiro e entender que ele é importante não só para sua sobrevivência mas também para a sua independência e sim (agora algumas de vocês sentirão um desconforto, calma!) O dinheiro traz felicidade!

Felicidade quando você ajuda alguém, ou quando se cuida bem, se alimenta. Dá conta da vida porque ele te proporciona conforto entre outras oportunidades. Olhando assim fica bem melhor né….

Essa introdução é de extrema importância para você entender que para tudo na vida ( e empreender é uma delas.) Você precisará fazer as pazes com o seu financeiro.
Educar-se financeiramente faz parte do processo empreendedor, afinal você precisa dar conta de um empreendimento e ele respira dinheiro.

Bom, esse papo pode se tornar longo e estarei à disposição para essa conversa com vocês sempre! Mas deixo aqui alguns passos para você começar a se educar:

1-Ganhe sempre mais.(Honestamente e com valor)

A melhor forma de seguir com seus sonhos e planos é ganhando mais dinheiro. Então mãos a obra. Verifique como e o que você precisa realizar de inovação ou investimento no seu negócio para fazer o dinheiro entrar e girar. Essa primeira mentalidade te ajuda muito!
Mas lembre-se: O fator honestidade e o valor que o seu trabalho agrega ao próximo é o que faz total diferença na sua vida e de quem compra de você.

2- Ganhe mais e poupe mais

Peraí Jana! Você manda eu ganhar mais e ainda poupar? Essa conta fecha? Claro que fecha. Na real, você deve se obrigar a fechá-la. À medida que você ganha vá retirando no mínimo 10 por cento desse total para poupar, no caso de empresas você precisará de uma reserva para despesas com funcionários etc.Na vida pessoal, ter uma reserva pessoal, dar a você uma sensação de segurança maravilhosa. E essa prática dá voz aos seus sonhos e futuros projetos individuais. Poupar é tudo!

3- Só adquira empréstimo se for investir.

Dívida se resolve com o credor. Pede para parcelar, conversa se reinventa. Agora um dos maiores erros é utilizar nossos créditos com algo que você não verá retorno. O empréstimo dura muito tempo, traz muitos juros e trava seus projetos futuros quando há demora no pagamento. Quando você tem um negócio, percebe rapidamente que precisa investir e melhorar pontos estratégicos.

4- Não fuja da organização

Desorganização não combina com fluxo de caixa positivo. Você precisa parar de se intitular “desorganizada” e cair pra dentro de soluções que estão em todos os lugares. Comece com uma agenda bem organizada. E anotações precisas de gastos e lucros.

Espero ter clareado um pouco sua mente com estes pequenos exemplos. Toda mulher merece ser rica. Desejo a vocês toda a riqueza do mundo! Bora correr atrás dos nossos sonhos.

– por Janaína Rodrigues

Janaina Rodrigues é empreendedora, estrategista digital para negócios físicos, apaixonada por vendas, criadora do método 3ES para mulheres que alia estratégia, empreendedorismo e empoderamento. Conheça mais sobre a autora desse texto no Instagram:@janainacrodrigues

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin