EnglishItalianPortugueseSpanish

Diferenciais importantes nas empresas

Não se trata de um “novo normal” e sim de novas atitudes

Há alguns dias atrás fui até uma padaria com minha família e como toda empreendedora fiquei prestando atenção no comportamento dos clientes e nos detalhes do negócio.

Muito bem estruturado por sinal, de uma marca famosa e que possui diversas filiais.

Achei interessantíssima a colocação de pequenas placas com a frase: “Funcionários em treinamento” para que os clientes entendessem que eles estavam aprendendo.

Aquilo me chamou atenção para o comportamento do cliente atual, talvez as placas não fossem apenas pelo fato de que os funcionários poderiam não saber todas as informações da casa ou errar algum processo. Mas sim pela tamanha falta de paciência e urgência que o ser humano se encontra.

As pessoas passeando em um dia e domingo pedindo seu café matinal e completamente sem tolerância com o tempo de preparo. Percebi demora de 15 a 20 minutos e ainda sim as algumas pessoas gritando aos atendentes pela possível demora.

Não estou aqui para julgar os perfis dos clientes. Mas sim para ressaltar que os novos empreendedores precisam ter olhar atento para esse cliente digamos (pós pandemia) que na verdade está mais estressado, impaciente e colocando urgência nas ações.

Porque ao contrário do que muita gente pensa, o isolamento trouxe mais ansiedade, mais problemas e mais pressa de viver.

Isso faz com que as empresas escolham a forma de agir e que diferenciam seus estabelecimentos entre fast e slow ( irei explicar no próximo texto) Não Percam!

Você precisa nichar o seu negócio( selecionar para que perfil quer vender e com quem quer falar) Organizar sua marca para pessoas que estão cada vez mais aceleradas e com vontade de viver.
Não se trata de um “novo normal” e sim de novas pessoas, umas renovadas e outras desgastadas por perdas e ansiedades.

Quero trazer para você empreendedora a lembrança de que você e seu negócio precisam sobreviver! E sobreviver nos negócios atualmente só será possível com inovação, resiliência e muitas vezes adaptação.

Observe atentamente o seu público, tenha paciência e saiba investir na abordagem correta. Afinal, estamos todos meio carentes de algo que a pandemia tirou.

– por Janaína Rodrigues

Janaina Rodrigues é empreendedora, estrategista digital para negócios físicos, apaixonada por vendas, criadora do método 3ES para mulheres que alia estratégia, empreendedorismo e empoderamento. Conheça mais sobre a autora desse texto no Instagram:@janainacrodrigues

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin