EnglishItalianPortugueseSpanish

Dia Global do Empreendedorismo Feminino

Mulheres de negócios

O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, é comemorado no dia 19 de novembro, nessa data mulheres empreendedoras merecem todo o nosso reconhecimento e as devidas homenagens. Afinal, o GEM (Global Entrepreneurship Monitor), que é a principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, com dados de 49 países, mostrou, em sua recente edição (em 2018), que o Brasil ficou em sétimo lugar no ranking de proporção de mulheres à frente de empreendimentos iniciais. (menos de 42 meses de existência).

O empreendedorismo feminino envolve vários desafios e ao mesmo tempo realizações e oportunidades. Aos poucos, as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço em diversos âmbitos, incluindo lideranças no mercado de trabalho e nos negócios. Um dos segredos de muitas mulheres empreendedoras é a resiliência. É preciso acreditar no seu negócio independente do preconceito do mercado, além de lembrar constantemente da sua capacidade. Mesmo que seja difícil, comece seu empreendimento e alcance seus ideais. Nós mulheres somos por natureza mais detalhistas, mais incisivas, atualizadas, antenadas e esses adjetivos consolidam acreditar em nosso potencial e alavancar nossos projetos.

Invista no que você acredita e enfrente seus medos, mostre o seu valor, não se preocupe se encontrar dificuldades, todos os obstáculos que enfrentamos fazem parte do processo de crescimento.

Foram séculos de lutas e persistência para chegar às liberdades de hoje, que, apesar de grandes, ainda não são iguais aos privilégios que os homens têm. Mas, aos poucos estamos ocupando mais lugares no poder.

Um dos lemas que trago para esse texto é: “Mulheres do mundo, unam-se”. Sororidade feminina inspira fortalecer o coletivo e cada vez mais nos tornarmos aliadas ao trabalho em conjunto, incentivando empresas de outras mulheres, marcas de outras mulheres, projetos de outras mulheres, assim, podemos formar uma corrente objetivando atingirmos mais mudanças e resultados positivos em nossas metas.

Ou seja, o empreendedorismo feminino é importante não só para aquelas que decidem criar um negócio. Ele ajuda a transformar as empresas e a realidade de diversas pessoas ao seu redor. Essas atitudes garantem novas visões de mercado, inspiram mais mulheres a ser independentes financeiramente, e movimentam a economia. potencial transformador dentro das empresas, oxigenando o mercado, diversificando os pontos de vista na tomada de decisões e dando mais visibilidade para questões de gênero no cotidiano de colegas de equipe ou mesmo na relação cliente/prestador de serviço.

No início de 2020, a Forbes conversou com algumas das mulheres mais poderosas do mundo, presentes em seu ranking anual, para saber o que é o poder na visão delas. As frases de impacto nessa conversa foram: “Conquistar resultados”, “definir razões para aquilo que estamos fazendo”, “estipular suas próprias regras”, “aproveitar o tempo”, “conhecer o nosso próprio valor”, “ter voz, inspirar e influenciar pessoas” …

Com votos de mais sucesso e crescimento desejo que todas as mulheres continuem exercendo seu protagonismo no mundo empresarial em prol das conquistas que almejam.

“Compreenda que o direito de escolher seu próprio caminho é um privilégio sagrado. Use-o. Insista nas possibilidades”. (Oprah Winfrey).

– por Raquel Vasconcelos

Raquel é Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e Gestão Educacional, além disso, mestranda em Ciências e Matemática. Conheça mais sobre a autora desse texto: Instagram: @raka.rmsv

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin