EnglishItalianPortugueseSpanish

Como ter uma conexão profunda com o seu par

A influência dos 5 sentidos na conexão com o par

Talvez você tenha assistido ao Reality da Netflix em que os casais estabeleceram conexões sem o poder da atração física. “Casamento às cegas” envolveu os assinantes do streaming, com o propósito de formar pares românticos sem que pudessem ao menos se ver.

Acompanhei alguns dias o reality e confesso que a premissa de se envolver amorosamente com alguém que você nunca viu é algo excêntrico.

O que você considera fundamental para selar um casamento? Será que precisamos usar os nossos 5 sentidos (provar, ver, ouvir, cheirar e tocar), para termos certeza que a pessoa é para casar?

Basicamente não. O programa televiso comprovou isso, visto que até hoje alguns casais que se apaixonaram às cegas continuam casados.

Mas, para manter um casamento harmônico precisamos dos 5 sentidos, metaforicamente falando:

· Provar: Fundamental manter relações de convivência onde um aprenda a cada dia o gosto do outro. Alguns pares têm gostos diferentes, mas na maioria das vezes os seus gostos acabam por se misturar e um aprende a apreciar aquilo que o outro gosta ou, no mínimo, respeitar à sua maneira de ser.

· Ver: O casal caminha para onde olha. A visão direciona nossas vidas. Se tivermos olhares opostos no casamento, provavelmente não andaremos juntos. Além disso, faça contato visual com o seu companheiro, quando esse tipo de conexão visual acontece fortes sentimentos ressurgem na relação.

· Ouvir: É importante que saibamos ouvir um ao outro. Mas, é necessário filtrarmos opiniões alheias em relação ao nosso relacionamento.

· Cheirar: O cheiro é algo invisível, mas pode determinar se o ambiente está bom ou não. O casal precisa reconhecer o cheiro um do outro. No casamento ter “faro” para saber o que pode ser inspirado para dentro do relacionamento é algo que poderá ajudar a manter bons fluidos em cada momento.

· Tocar: é o que proporciona sentir alguém. É a capacidade de ser sensível. A conexão através do toque é maravilhosa. Entramos em verdadeira sintonia quando nos permitimos entender o que o outro está a sentir.

Use todos os sentidos para mergulhar nas sensações. O futuro do seu relacionamento depende em igual medida de você e do seu par.

– por Raquel Vasconcelos

Raquel é Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e Gestão Educacional, além disso, mestranda em Ciências e Matemática. Conheça mais sobre a autora desse texto: Instagram: @raka.rmsv

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin