EnglishItalianPortugueseSpanish

Como superar seus problemas

Descubra como a rede de apoio pode ajudar a superar momentos difíceis.

Para dar início a esta conversa, vamos entender primeiro o que é uma rede de apoio? A rede é tecida por várias linhas que formam algo significativo. Por exemplo: Se você pegar uma única linha, mesmo fazendo o mínimo de esforço ela se romperá. Mas, se pegar todas as linhas juntas, será mais difícil rasgar o tecido, concorda? É isto que chamamos de rede de apoio. É a união de várias pessoas com um único objetivo: Não deixar que o outro caia, dando o máximo de segurança possível até que ele possa restabelecer suas forças e sair do cenário de fragilidade (dor, tristeza, angúsita, ansiedade) em que se encontra.

Uma rede de apoio pode ser formada por psicólogos, médicos, terapeutas holisticos, cônjuges, amigos e grupos de rodas de conversa. Ou seja, qualquer pessoa que esteja à sua volta. A proposta é que a rede possa nos apoiar para que possamos desabafar e não adoecer guardando emoções que nos aflingem. Então isto quer dizer que só podemos desfabafar em uma rede de apoio? Claro que não! Mas o processo se torna mais rico quando percebemos que outras pessoas possam estar vivendo ou já terem vivido o mesmo conflito que estamos vivenciando e então perceber que não somos tão esquisitas quanto pensávamos.

Muita gente acaba desistindo de buscar ajuda pensando que o que as inquieta é algo sem importância e que irá passar. Mas quando elas se deparam com situações parecidas com as suas, elas percebem que embora aflições façam parte da vida, algumas precisam de atenção especial. Além disso, fazer parte de uma rede de apoio nos ajuda a exercitar mais a empatia e autoempatia.

Importante lembrar que uma rede de apoio não nasce do dia para noite, como num passe de mágica. Se uma amizade requer tempo para criar raízes, em uma rede de apoio não é diferente. Precisamos dar a nós mesmas a oportunidade para confiar e viver esta experiência. Assim, a rede acabará fluindo e teremos cada vez mais ânimo e confiança para compartilhar as nossas questões.

Se você gostou desta dica, busque uma rede de apoio que mais se conecte com o seu momento. Pergunte para seus amigos e contatos se eles conhecem (ou até mesmo se fazem parte) de alguma rede. Procure estar aberta para participar de redes com pessoas com estilos diferentes do seu. Não queira ficar na bolha, escolhendo pessoas parecidas com você, como por exemplo: Grupos de mulheres casadas, divorciadas, mães, solteiras… O intuito é compartilhar as suas inqueitações com pessoas com estilos de vidas diferentes, para que você possa ter olhares diferentes para a sua questão. O importante é que você encontre pessoas que estejam dispostas a amparar umas as outras em seus processos momentâneos, pois juntas somos sempre mais fortes!

Por isso, não se isole. Se na sua família você não encontra apoio, aproxime-se de outras mulheres, troque ideias, seja empática e tente não fazer julgamentos. Compreenda que as redes de apoio são construidas com muita perseverança e amor. E o objetivo principal é exatamente esse de expandir o amor, não largando a mão de ninguém que necessite de apoio!

– por Hélen de Souzah

Helen é Terapeuta Holística, Maestra em Reiki, Terapia Xamânica (limpeza energética profunda) e Massoterapeuta. Especializada em tratamentos energéticos para ajudar mulheres em seu processo de autoconhecimento. Conheça mais sobre a autora desse texto: Instagram: @helendesouzah

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin