EnglishItalianPortugueseSpanish

Amor de mãe

O lado mágico da maternidade

Sempre que o mês de maio inicia, ele traz uma energia diferente. É um mês que remente sentimentos bons e uma sensação de amor no coração. E sabe o porquê? Maio é o mês de todas as mães. Aquela que te deu a vida. Aquela que te dá/deu amor!

Mãe, mainha, mãezinha, mamãe, mãezona… Existem tantas formas de chamá-la né? Para cada momento e para cada situação um jeitinho especial. E o mais gostoso de tudo isso, é que ela está sempre ali para te atender e para te ouvir.

Mãe é a única pessoa que te entende até mesmo no seu maior silêncio. É aquela que se preocupa com você desde o dia em que te viu pela primeira vez, que está sempre torcendo por você, que te defende, que te dá abrigo, que traz conforto nos momentos difíceis, faz comidinhas gostosas, faz também perguntas indiscretas, reclama, dá bronca e que nem sempre fala o que você quer ouvir, mas sim tudo aquilo que você precisa escutar… Eita! Mãe é fogo né? rs

O amor de uma mãe é algo incondicional. Por muitas vezes ela precisa abrir mão dos seus próprios sonhos, para realizar os sonhos dos filhos. E não importa o tamanho do sacrifício, pois se a meta é vê-lo feliz, ela abre mão da sua própria felicidade pelo seu filhote. Forte isso, não?! Mas ser mãe é tudo isso mesmo! Uma aventura cheia de altos e baixos, onde ela conquista um mundo novo todos os dias pelos filhos.

Criar um filho é uma tarefa árdua, que exige muitos anos de dedicação, desse ser chamado mãe. Ela sofre com a incerteza de estar fazendo o certo, pois não existe manual de instruções. Tudo é aprendido na prática, o famoso ditado do “quem sabe faz ao vivo”. Quando o filho está no ventre, ela tem medos e dúvidas. Quando o filho nasce é um trabalho exaustivo que parece não acabar. Na infância ela educa, ensina, se dedica. Quando chega a adolescência ela pensa que não irá dar conta, se estressa, se descabela. Então finalmente ele se torna um adulto e segue sua vida. Para as mães sempre haverá uma fase difícil, mas em todas as fases, o amor irá prevalecer.

Como é gostoso falar de mãe né?! O coração transborda amor. Mas não podemos esquecer que a mãe também precisa de cuidado. Ela também se cansa (e muito), fica triste, tem dias difíceis, precisa de colo, carinho, compreensão… E por muitas vezes você à vê ali firme e forte, e acaba esquecendo que é preciso cuidar muito bem dela também.

Então vai lá! Se você ainda tem esse privilégio, mime sua mãe! Abrace ela e diga o quanto você é feliz por tê-la. Demonstre sua gratidão por tudo que ela fez e faz por você! E lembre-se, o mês de maio foi escolhido para ser o mês dela, mas o cuidado e respeito se estende para o ano inteiro, para vida toda.

Parabéns para todas as mamães!

– por Viviane Fragoso

Viviane é administradora, brasileira, casada e mãe de três filhos. Ela representa tantas mulheres que trabalham fora e ainda tem uma rotina agitada em casa, cuidando da família. Conheça mais sobre a autora desse texto: Instagram @vivifragoso

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin