EnglishItalianPortugueseSpanish

Aceita um bloco de notas para o descanso?

Para você: Mulher e Empreendedora

Eu não sei você, mas toda vez que acordo e lembro de todos os compromissos do meu dia de empreendedora eu penso no cansaço. O quanto estamos inseridas na cultura do vai guerreira, vai lá dar conta ou do: nascemos mulheres, não podemos parar. E a palavra descansar algumas vezes parece proibida. Precisamos compreender que nem tudo conseguiremos realizar. Você está aí no seu trabalho, cheia de afazeres, pensando também na demanda da sua casa, nos filhos, na família etc.

Entender que por sermos mulheres e em alguns casos mães, temos uma carga de trabalho no empreendimento e em casa muito maior do que os homens empreendedores. Mas eu te pergunto: Você pensa no cansaço? Entende que ele chega e que também vai precisar dar conta dele para não pifar? Sei que as vezes olhando sua vida, pedir pra descansar parece uma loucura. Mas se você é mulher nessa sociedade patriarcal na qual nos encontramos, em algum momento será chamada de louca. Então, assuma a loucura de pensar em você! Até perceber que esse foi ato de maior sanidade na sua vida!

Pessoas saudáveis, felizes e descansadas, produzem melhor. Você não produz com qualidade quando sobrecarregada. Pare nesse momento, pegue seu bloquinho de notas (aconselho que tenha um) e programe um dia especial, um dia de descanso, um dia em que você irá cuidar de si, ir a médicos, ou fazer um passeio relaxante com a família, até mesmo um dia para dormir várias horas na sua cama gostosa. Mas eu preciso anotar? Anote por dois motivos:

1- Quando você tira da cabeça para o papel está assumindo um compromisso de que aquela ideia ganhará vida. É uma anotação importante e libertadora.

2- Porque eu sei que sua vida é atribulada e se não programar não faz.

Se você é daquelas que leva sua casa e a família nas costas, não estou aqui para te julgar, quero te acolher e te levar a pensar: Quantos destes que moram com você são adultos funcionais? Marido? Familiares? Se existe algum na sua vida essa pessoa pode dividir tarefas e compromissos com você. É mãe solo? Sim a coisa complica. Mas com organização você consegue ter momentos de prazer e descanso com o filhote.

Eu não digo que é fácil, mas digo que é possível. Espero que você entenda que se a mocinha aí não parar para descansar vai acabar pifando! Então, a partir de hoje, se este texto fez algum significado na sua atual rotina, ande com seu bloco de notas preenchido com datas de futuros momentos especiais de descanso e renovação. Porque estar renovada e saudável, também é investir nos seu empreendimento e no seu futuro.

_por Janaína Rodrigues

Janaina Rodrigues é empreendedora, estrategista digital para negócios físicos, apaixonada por vendas, criadora do método 3ES para mulheres que alia estratégia, empreendedorismo e empoderamento.Conheça mais sobre a autora desse texto no Instagram:@janainacrodrigues

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin