EnglishItalianPortugueseSpanish

A influência do Yin Yang na força feminina

Saiba como encontrar o equilíbrio a partir dessa filosofia

Provavelmente você conhece o símbolo do yin yang. Ele é o princípio da filosofia chinesa e representa a claridade e a escuridão. Ela serve para nos lembrar que o mundo é feito de luz e sombra e que, para encontrarmos o equilíbrio, dentro de cada uma sempre tem um pouco da outra.

Mas hoje vamos nos aprofundar um pouco mais sobre a força yin e yang e pensar sobre a influência que elas podem ter em nossas vidas. Além de fazer parte do símbolo, yin e yang são as forças complementares e opostas que formam o universo. A força yang seria o calor, ativo, positivo, claro e masculino. A força yin seria o frio, passivo, negativo, escuro e feminino. O yang é representado pelo dragão e o yin é representado pelo tigre. Na filosofia chinesa ensina-se que um não vive sem o outro, sendo forças complementares e transformadoras na natureza, e que todos nós temos essas forças energéticas em nossos corpos. A diferença é que uma é mais presente que a outra, dependendo se você é mulher ou homem.

Para exemplificar um pouco melhor vou colocar como exemplo o sol e a lua. O sol seria a força yang e a lua seria a força yin. O sol é quente, constante, ele ilumina e nos leva a começar a entrar em ação. A lua é fria, mutável, ela brilha e nos leva a pensar em recolhimento. Um é o complemento do outro fazendo o fluxo da vida girar na sua perfeição. Agora ficou mais claro, né verdade!? Agora vamos trazer esse exemplo para nossa vida. A força yang é yang e mulher o homem e a força yin é a mulher. E se você olhar para os exemplos que dei sobre o sol e a lua, na filosofia chinesa, esses são os papéis do homem e da mulher. Mas, que de certa forma, foi colocado como incorreto e ruim sermos dessa polaridade.

Ser um ser mutável e inconstante, sentimental e de certa forma passiva é colocado como ruim para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade. Nos é cobrado constantemente que sejamos sempre as mesmas, pró-ativas e decididas, prontas para realizar tudo e mais um pouco. Sem pausa e sem um momento para olharmos para nós e para o nosso bem estar. Para o nosso brilho natural. E essa não é a nossa natureza!

Relembrar e assumir que somos seres de ciclos e mutáveis é o primeiro passo para fortalecer a nossa força feminina, o nosso real poder sobre a terra. Mas aí entra aquela antiga questão: mas ser escuridão não é ruim? Ser passivo e ficar esperando os outros não nos deixa à mercê da vontade alheia? Aí entra o grande segredo deste símbolo tão cheio de reflexão: dentro de um sempre tem um pouco do outro! Ter equilíbrio e saber que você é merecedora para receber o que de melhor a vida pode oferecer e ter garra para conquistar o que deseja é uma grande lição. Reconhecer que a luz tem um pouco de escuridão e saber olhar bem dentro da escuridão para enfrentar seus reais medos traz equilíbrio para viver bem. Entender e aceitar seus sentimentos sem desqualificá-los ou menosprezá-los, dando razão para seu eu interior e vendo que é seguro ser a mulher que você escolheu ser, sem esperar a aceitação ou validação de outras pessoas, é o melhor presente que você pode se dar.

Mas aí você pode me questionar qual a ligação do yin com o a força feminina? Nos crescemos e fomos ensinadas que ser mulher é muito difícil e cheio de ritos e tabus. Que o melhor era ser homem, pois é tudo mais simples e fácil. Só que isso não é real! É preciso olhar com mais amor para o ser mulher e sua grandeza. Olhar para nossos ciclos menstruais e corpos com mais carinho e perceber o poder que eles têm. O poder de ser feminina. E não apenas questionar e olhar para tudo com ar de vitimização. Se empoderar do poder que lhe foi dado desde seu nascimento. E deixo isso como exercício para você: Se olhe com mais amor. Ame o fato de ser mulher e veja como o seu poder vai brilhar.

_ por Carolina Dias

Carolina é mulher, negra, professora de línguas da rede municipal de SP, casada, estudiosa e curiosa. Acredita na força interior do autoconhecimento e do autorreconhecimento. Conheça mais sobre o perfil da autora desse texto no Instagram:@kroljuliana

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin