EnglishItalianPortugueseSpanish

Sua saúde mental está em dia?

Pensar em saúde mental é pensar em qualidade de vida

A saúde da mente foi um tópico importante durante o último ano devido à pandemia do novo Coronavírus e a necessidade do isolamento social. Nas circunstâncias atuais, é inevitável não nos sentirmos um tanto estressadas, ansiosas, amedrontadas e inseguras com toda a situação do mundo.

Ocorre que, apesar de ter ganhado um destaque repentino, esse tema não deve ser levado em consideração apenas em momentos extremos. Pensar em saúde mental é pensar em qualidade de vida. É a maneira com que encaramos os problemas e desafios da vida, a forma de nos relacionarmos e a imagem que temos de nós mesmas. É muito importante que a gente entenda e organize nossos pensamentos, sentimentos e emoções.

  • Não é frescura!
  • Falar sobre questões relacionadas à saúde mental ainda pode ser um tabu porque muita gente deixa esse assunto em segundo plano. Priorizamos a saúde do corpo físico, a carreira, a família, nossas relações, mas temos o péssimo hábito de jogar nossas emoções para debaixo do tapete.

    Outra questão que dificulta muito o debate sobre o tema é o fato de que os transtornos mentais ainda são tratados com muita desconfiança, sendo considerados pouco importantes, frescura ou até mesmo “falta de Deus”. Doenças que atingem o corpo físico não são questionadas como as que atingem nossa mente e afetam nossas emoções. Pessoas no mundo inteiro sofrem com ansiedade, depressão, estresse e outras questões, mas ainda assim é preciso que esses temas ganhem mais visibilidade na sociedade.

    É correto dizer que nos últimos anos as pessoas têm se sentido mais à vontade para falar sobre suas vulnerabilidades, e entre elas, figuras de renome como humoristas, líderes religiosos e estrelas do entretenimento. Partindo disso, percebemos que esses transtornos não atingem apenas a uma raça, gênero ou classe social específica. Todos precisamos estar atentos à saúde da nossa mente.

  • Mantenha-se ativa
  • Lembre-se de que cuidar de sua mente é tão importante quanto cuidar de seu corpo. Inclusive, corpo e mente estão diretamente ligados. Alimentar-se bem, praticar exercícios físicos, se cuidar e ter uma boa autoimagem ajudam a cultivar um corpo saudável e elevam a autoestima. Praticar hobbies que são bons para você e ter tempo para descansar ou estar entre amigos e família também são ações importantíssimas para nossa mente.

    Também é importante ter uma rede de apoio com a qual você possa falar sobre seus pensamentos e ideias. Busque desabafar com pessoas que validem seus sentimentos sem te julgar e que possam estender a mão nos momentos difíceis. Mas principalmente, busque ajuda especializada! Um terapeuta é o mais indicado para te direcionar e te ajudar a entender suas questões de forma profissional. Terapia é um investimento em você. Sua mente faz parte da sua saúde como um todo. Não se negligencie!

    – por Layane Almeida

    Layane é mineira, professora e escritora independente. Apaixonada por aprender e ensinar, conheceu cedo o encanto das letras e dos livros. Nas horas vagas, gosta de divagar sobre a vida, sobre o universo e tudo mais. Conheça mais sobre a autora desse texto no Instagram: @layanealmeidaaa

    Share on facebook
    Share on google
    Share on twitter
    Share on linkedin