EnglishItalianPortugueseSpanish

29/10- DIA NACIONAL DO LIVRO

A EVOLUÇÂO DO LIVRO: DO PAPIRO AO DIGITAL

No dia 29/10, comemoramos o Dia Nacional do Livro. A escolha da data deu-se em homenagem ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia, em 1810.

Na antiguidade, os livros eram bem diferentes do que são hoje. Para quem está acostumado com livros de boa aparência, com revisão ortográfica e uma capa bem diagramada, saiba que, antes disso, na antiguidade, os livros eram feitos de outro modo.

Os primeiros registros gráficos foram feitos em papiro, uma espécie de lâmina retirada do caule de uma planta de mesmo nome e que possibilitava a escrita. Tempos depois os rolos de papiro foram substituídos pelo pergaminho, que possibilitava ser costurado, já que era feito de pele animal e tinha mais resistência.

No século XX, começaram a surgir as bibliotecas organizadas e a preservação e coleção de livros. Já no século seguinte, as bibliotecas passaram a ser construídas para a frequentação de leitores, já que surgia a angústia de, muitas vezes, não ser possível ler o livro todo, o anseio de preservá-lo e a preocupação com o acesso a ele.

Com o crescimento da tecnologia, outro formato de livros ganhou espaço: os livros digitais. Esses “livros do futuro” têm a possibilidade não só de trazer novas publicações em meios digitais, mas de reproduzir as mais antigas publicações da história.

Ainda há muitos apaixonados pela forma física do livro, que gostam de grifar as páginas, fazer anotações nelas, sentir seu cheiro, e colecionar títulos. No entanto, a praticidade do meio digital ganhou muito espaço, e, hoje, leitores optam por consumir livros em versões digitais, pelo celular, computador, tabletes e leitores digitais.

Nessa data importante, compartilhamos com vocês o último livro da Carolinne Oliveira em parceria com as suas colaboradoras do site. Que foi lançado no dia 27/09/2021.

O e-book Coletânea Poder Feminino, um livro completo, que fala sobre diversos assuntos do universo feminino. Pautas importantes que ajudarão você, no seu desenvolvimento pessoal e na resolução de problemas que todas nós, mulheres, passamos na vida. Uma coletânea de textos escritos por mulheres como você e eu. Uma grande oportunidade para compreender áreas da sua vida que precisam de mais atenção.

São 256 páginas sobre assuntos importantes.- 11 escritoras poderosas juntas em um só e-book. Nossas escritoras atuam como: Designer, Professora, Atriz, Especialista em sexualidade humana, Estrategista digital, Empresária, Jornalista, Psicopedagoga, Arquiteta e Astróloga. E-book super visual, com todas as páginas decoradas e com links de interação.

Falaremos sobre: empreendedorismo feminino, horóscopo, tabus sexuais na sociedade, histórias inspiradoras, sagrado feminino, educação e matrimônio, maternidade e pautas propositivas, força feminina e muito mais!

Textos de fácil leitura e diretos ao ponto, ajudando-a solucionar problemas hoje mesmo.

Adquira já o seu. Basta clicar no link https://go.hotmart.com/A59582589U

Desejamos uma excelente leitura.

-por Raquel Vasconcelos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin