EnglishItalianPortugueseSpanish

21/09 – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Consciência, Respeito e Atitude

Dados do Censo apontam que quase 46 milhões de brasileiros, cerca de 24% da população, apresenta algum tipo de deficiência visual, auditiva, física ou deficiência mental / intelectual.

Já na análise por gênero, observou-se que a população feminina apresenta os maiores índices de deficiência em relação a população masculina.

Dentro desse contexto é necessário que as mulheres com deficiência sejam escutadas, porque elas são ainda mais vulneráveis do que as mulheres sem deficiência. Se as mulheres já têm uma vulnerabilidade pelos dados de feminicídio no Brasil, as mulheres com deficiência têm quatro vezes mais chance de sofrer algum tipo de violência do que uma mulher sem deficiência. Elas são atingidas de maneira mais grave em função das dificuldades que encontram para fazer as denúncias. Em alguns casos as vítimas até foram até a delegacia, mas ao chegarem lá, não havia nenhum profissional preparado e qualificado que entendesse libras, por exemplo, para prestar o devido atendimento. Sem contar quando a deficiência é visual ou física e para a locomoção, muitas, precisam de auxílio. Então vocês conseguem entender, porque as chances aumentam…

É uma batalha diária quando se trata de direitos, mesmo com todas as conquistas, a desigualdade, a exclusão, o preconceito e a falta de acesso a diversos serviços ainda fazem parte da realidade.

Nos dias de hoje as leis garantem, que cada pessoa seja respeitada por sua beleza singular, seja ela branca, preta, índia, deficiente ou não. Mas, na realidade não é isso que vemos. O preconceito ainda prevalece como uma “cortina de fumaça” nos cercando e nos sufocando.

Mas, apesar disso, pequenos passos estão sendo dados, as mudanças estão acontecendo; o Instagram lançou em 2018 novos recursos para facilitar o uso do App por parte de pessoas com deficiência visual, leitores de tela descreverem fotos automaticamente usando IA ( Inteligência Artificial) , ou fazendo a leitura das descrições personalizadas (Alt Text) que os próprios usuários poderão adicionar.

Redes como Facebook, Twitter e LinkedIn também implementaram o recurso de texto alternativo.

Essas redes sugerem para destacar que determinado conteúdo possui a descrição, seja escrita a #PraCegoVer. Dessa forma tanto os usuários com deficiência visual como os videntes ficam sabendo que aquela publicação está acessível.

É importante lembrarmos que uma pessoa com deficiência visual só não tem a visão, mas ela pode ter a mesma autonomia que os normovisuais tem. Assim como todas as pessoas com outras deficiências.

E você que é uma pessoa dita “normal”, consegue respeitar as diferenças e entender que nem por 1 segundo a vaga de deficiente é sua? E que precisamos ter consciência, responsabilidade, respeito e atitudes honestas com todos, todos os dias?

Por tudo isso, o dia 21 de setembro é importante, pois prova que a luta só começou e que, além de comemorarmos os avanços, é sempre tempo de buscarmos e alcançarmos novas vitórias.

– por Raquel Vasconcelos

Raquel é Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e Gestão Educacional, além disso, mestranda em Ciências e Matemática. Conheça mais sobre a autora desse texto: Instagram: @raka.rmsv

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin